segunda-feira, 22 de junho de 2009

FAMILIA, FAMILIA ...

Olá, pessoal.

No livro, a personagem Cristina apresenta seus conflitos, seus amigos, sua escola e sua família. Então, eu resolvi propor aos meus alunos da turma 63 que apresentassem suas família através da poesia. Para este trabalho, tomei como base a poesia Família de Carlos Drummond de Andrade.
Aprecie como ficou bom o trabalho desta fantástica turma:
A vida corrida ( Ingrid Moraes )
Um homem, uma mulher,
Uma menina, um menino pequeno,
E os cachorros...

A preguiça, a cama, o trabalho,
Correria, bagunça, cansaço,
Brincadeira, risada, tristeza,
A churrascada de domingo,
A maionese, compromisso, escola...

O carro, as contas, o dinheiro,
A franqueza e alegria, tudo colorido...
O pai trabalha, a mãe trabalha,
Mesmo assim, a esperança
Sempre está com a gente.

Família Priebe ( Julia Priebe Paula)
Quatro meninas e um menino pequeno,
A escola, correria, esforço...
A empregada duas vezes por semana...
À noite, o descanso...
Tudo é maravilhoso!

Lá em casa, todos trabalham!
Nos domingos, o churrasco,
Sobremesa, felicidade, brincadeiras,
Chimarrão e alegria de viver!

O rancho todo mês...
O médico quando é preciso...
O passeio todas as semanas...
E assim, mantemos a harmonia...


Minha Família ( Juliana Mello Souza)
Duas meninas, uma mulher, um homem,
Sendo que a irmã é pequena.
Uma faxineira, às vezes, para limpar a casa.
Duas gatas e duas cadelas...
As famílias se reúnem aos domingos...
Televisão, sofá, computador, dois quartos...
E o pai roncando toda noite...

Mercado duas vezes no mês...
O pai trabalha à tarde...
A mãe trabalha à tarde...
E assim... Nossa família é feliz!

Minha Família ( Stanley França)
Lá casa, animal não tem...
Às vezes a família se reúne...
Todos os domingos sai uma churrascada!

São três garotos e duas meninas,
Uma ainda é de colo...
Um homem e uma mulher...
Um avô que está velho,
Quase caindo pelos cantos...

Durmo à tarde, olhando tevê na sala...
Segunda à sexta estudar é obrigação...
Nos fins de semana é só brincar...
Assim todos são felizes,
Deixando a vida rolar!

Família ( Renata Anselmo)
Uma menina, duas mulheres, dois homens...
Quatro cadelas e um cachorro...
E quase sempre o filho vem visitar...

A cama e o sofá para descansar...
O churrasco de domingo
Para a família se reunir...
A tevê e o computador ligados...

A escola e o trabalho
De segunda à sexta.
A nutricionista uma vez por mês,
E felicidade o ano todo.

Vida colorida ( Bruna Souza)
Cinco meninas e um homem
Sendo uma criança de colo...
Passarinho, gato e cachorro...

A casa para arrumar,
O cansaço a invadir...
E minha mãe cuida de tudo.

Aos domingos, o churrasco,
Dança, música e passeio.
A Escola Aberta para frequentar.
E assim, deixamos a vida passar!


Minha Família ( Caroline Ávila )
Lá em casa somos cinco:
Quatro meninas e um menino...
Um cachorro branco e outro preto...
A esteira, a cama e o sofá....

O médico uma vez por mês.
O trabalho, a correria, o dia a dia...
E a esperança se renova todo dia!

A Família ( Jéssica Gonçalves )
Um menino e uma menina...
Sendo um pequeno...
O pai e a mãe...

A casa, a cama, o sofá,
São os lugares de descanso...
A sala, a cozinha, o banheiro,
O quarto, a área e o pátio...

Assim vivemos felizes...
Com a família reunida....
Com a família em harmonia....

Família ( Ruan Ferreira )
Família feliz com pai, mãe e irmão.
A irmã sempre baixinha...
Pai e mãe sempre sorridentes.

Domingo é dia de churrasco.
De se reunir com a família.
Segunda é dia novo, dia de escola E dia de trabalho sempre com
Dinheiro no bolso.

Sentimentos maus ninguém tem...
Sentimentos bons, a gente sempre tem...

O tempo passa rápido e
Ás vezes, devagar...
Mal se vê passar o tempo
Porque os compromissos não deixam...
Mas sempre resta um tempo
Pra gente dar amor e alegria
Pra quem a gente ama.


Vida Vivida ( Natalia Ataides )
Pátio grande para varrer,
Dos animais tenho que cuidar...
Três gatos dentro de casa,
Dois cães cuidam do pátio...

Mãe trabalha três vezes por semana,
Pai trabalha de segunda à sexta...
Sou a filha e cuido da casa...

Odeio ervilha, vagem e pimentão...
Adoro arroz branco, bife e batata frita.

Alegria quando um nasce,
Tristeza quando um morre.
Domingo na casa da avó,
Contando histórias antigas,
Festa, música e gargalhadas...
Assim é minha família!

Minha Família ( Vitor Vieira Nunes )
Unida e bagunceira,
Minha família é...
Meu pai é colorado,
Meu irmão é azarado.
Minha mãe é professora,
Minha irmã pega na vassoura!

Meu cachorro é pequeno
E muito ligeiro...
Gosta de pegar no calcanhar...

Minha casa é bonita!
Não tem nenhuma Anita,
Só tem uma Jordanita
Que usa uma chiquita.

Por causa da minha azia,
Vou terminar esta poesia.


Minha Família ( Jaiane Sena )
Duas meninas e um menino,
Dois cachorros arteiros...
Minha mãe trata de tudo...

Aos domingos a família se reúne...
O pai faz o churrasco...
A mãe, a maionese...

Durante a semana,
O pai e a mãe trabalham,
O rancho todo o mês,
E a família é feliz.


4 comentários:

  1. Achei muito legal esse trabalho de familias^assim podemos conhecer mais suas vidas e a de suas familias!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Achei muito legal este trabalho das famílias, assim podeos interagir e saber um pouco mais sobre vida de vocês. Beijão

    ResponderExcluir
  3. Que legal as poesias! Muita imaginação em todas! E vejo que ai também o churrasco é sagrado todos os domingos!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito dessa poesia.Ela e muito legal fala sobre a familia que sempre esta unida nos finais de semana

    ResponderExcluir